O neuromarketing é o que existe de mais avançado em tecnologia voltada a vendas.
Usado há anos aqui na PRODUZA, o neuromarketing é um ramo da neurociência que usa técnicas de mensuração da atividade cerebral para conhecer as respostas neurológicas dos consumidores a campanhas, produtos, embalagens, anúncios e outros elementos de marketing.
Pesquisas nesta área trouxeram resultados curiosos como, por exemplo, a descoberta de que:
👉O aroma do limão aumenta as vendas em restaurantes de frutos do mar;
👉Em lojas que vendem bagagens de luxo, o cheiro forte de couro polido traz à mente luxo, relaxamento e recompensa;
👉Em lojas de roupas, o cheiro do mar ou a mistura de rosas e violetas faz com que consumidores associem a compra de um produto com lembranças intensas.
Mas o olfato representa apenas 1% do nosso cérebro. E então porque ele é tão importante?
Mesmo que não consigamos lembrar de todas elas, nós temos cerca de 10.000 memórias olfativas. Ou seja, no momento que um aroma ou cheiro é armazenado em nosso cérebro, ele permanece lá para todo o sempre.
Além disso, ao sentir um cheiro, o cérebro ativa o sistema límbico e a amígdala, onde nascem e são registradas as emoções, sejam elas boas ou ruins – o que faz com que um cheiro esteja relacionado a uma emoção.
E é por isso que você não esquece do cheiro de feijão que sua avó cozinhava, da bolachinha que sua tia fazia ou do perfume daquela pessoa amada que ficou no passado, mas que às vezes vem à memória simplesmente pelo cheiro.
E foi percebendo o quão importante é o olfato para a memorização e lembrança da marca que muitas empresas vêm se especializando em marketing olfativo, e inclusive demandando cheiros exclusivos para sua marca ou linha de produtos.
Curioso, não? Porém eficaz! Quer saber mais sobre como colocar esse e outros conceitos do neuromarketing no seu negócio? Fale com a gente! Será um prazer partilhar essa e outras experiências com você e ver a sua marca ir além!