Nosso cérebro para tomar uma decisão pode ativar três mecanismos: a razão, a emoção ou o instinto?
O neuromarketing busca entender como esses mecanismos atuam, já que todos nós seguimos certos padrões comportamentais na hora das compras, sejam elas online ou presenciais.
E dominar essa técnica, aplicando a neurociência no marketing da sua empresa, torna muito mais fácil ganhar a atenção dos consumidores.
Muito além do que apenas 2 lados, o cérebro possui 3: o sistema reptiliano, mais instintivo; o sistema límbico, intermediário; e o neocórtex, encarregado do pensamento.
O sistema límbico, por exemplo, é formado por muitas estruturas cerebrais e hiper sensíveis. É praticamente o centro do córtex cerebral e fica um pouco acima do tronco encefálico. O sistema límbico (encefálico) é o nosso centro emocional, e nos leva às sensações de “sentir” – lembrar – quase sempre ligado pelos sentidos humanos, captando as emoções e enviando ao sistema anterior.
Nesse sentido, a jornada do cliente começa com o que este sente, inicialmente, quando ele recebe esses sentimentos por histórias que são recebidas via emocional (límbico), sobre a sua marca ou produto.
Em seguida, ele é levado para a razão (reptiliano), que é o que faz finalizar ou não a compra.
Usar esses gatilhos mentais e contar boas histórias, que emocionem e engajem os clientes, faz toda a diferença na hora das vendas.
Um bom neuromarketing é feito dessa forma, buscando pontos de conexão entre a marca e o mercado, fazendo um storytelling emotivo, afetuoso e inteligente, que estrategicamente vai tocar o sistema encefálico dos clientes.
Queremos saber, como andam as histórias (campanhas/ações) que você tem contado aos seus clientes? Como estão seus resultados com elas?
Há mais de 10 anos, a PRODUZA trabalha com neuromarketing e usa essa estratégia para impulsionar marcas e empreendedores.
Que tal saber mais como fazemos isso, e de que formas construímos essas histórias? Juntos, construímos capítulos inteiros na trajetória da sua marca, fazendo com que ela vá além!